Buscar
  • O Vaqueiro e suas Raízes

Visita do Projeto "O Vaqueiro e suas Raízes" à Fazenda Esfomeado

Atualizado: Jun 2


Encontramos na Fazenda Esfomeado, os vaqueiros Joãozinho, Vavá e Peba, e na região de Barro Vermelho fomos ao encontro de Lídio. Com eles, pudemos vivenciar, através dos relatos, os perigos que a caatinga oferece para os vaqueiros; a labuta da sobrevivência diante da escassez de chuvas na região; além do cuidado cotidiano com os animais.

É impressionante como a “ciência empírica” do sertão, faz desses personagens, verdadeiros estudiosos da natureza onde vivem. Assim eles sabem quando vai chover, quando fará sol, além de saber os momentos certos de fazer a engorda do animal e de guardar água para os períodos de os períodos de grande estiagem.

Percebemos que ser vaqueiro não é só um ofício. Vai além! É um modo de vida.

O projeto é uma realização da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Passeio e Esporte (ABCCPE) e tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) - (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Fotos: Lírian Mota


#ipac #patrimônioimaterial #programaaldirblancbahia #culturaquemovimenta

1 visualização0 comentário